A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) se orgulha por estar constantemente buscando soluções criativas, sustentáveis e inovadoras para oferecer o que há de melhor em serviços de saneamento. Essa busca estratégica tem reconhecimento na sociedade em projetos como o uso agrícola do lodo de esgoto, atividade da Sanepar que já foi citada em publicações da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma boa solução replicável no mundo. No Brasil, a Sanepar é considerada uma das empresas líderes em inovação de infraestrutura no Brasil, segundo o ranking do Prêmio Valor Econômico, e conquistou, em 2021, pela quinta vez o Prêmio Campeãs da Inovação do Sul, do Grupo Amanhã, graças aos projetos, investimentos e iniciativas que garantem água tratada de qualidade a 100% da população atendida e potencializam a universalização do saneamento básico no Estado. Na Sanepar, a inovação está aliada à excelência dos processos, produtos e serviços, com a otimização de recursos e de tempo, gerando valor para a Companhia, para seus parceiros, empregados e clientes.
As fotos apresentadas aqui compõem a Exposição Anual de Fotografia do Museu do Saneamento 2022 e apresentam o olhar de 12 saneparianos sobre a inovação dentro da empresa, numa convite para a reflexão sobre como usar nossa capacidade e nossa dedicação para criar novos conhecimentos e aprimorar tecnologias em favor da saúde, da vida e da proteção ambiental. Aqui, empregados da Sanepar lançam seu olhar sobre processos, equipamentos e rotinas, buscando fotografar o que representa a inovação em seu ambiente de trabalho, em sua cidade, na gerência em que trabalham. A Exposição ocorre aqui, de forma virtual, por causa da pandemia de Covid-19.
As imagens amadoras foram selecionadas em 2021 e concorreram com quase outras 300 fotografias inscritas num tradicional concurso interno da empresa, que, todos os anos, lança um tema de reflexão único para a Companhia. A Comissão Organizadora foi composta pelos saneparianos Thays Renata Poletto, Iracelia dos Santos e Junio Ferreira Lima. A seleção de imagens contou com o trabalho de empregados e de profissionais externos ligados à fotografia e à comunicação. Internamente, contribuíram com o processo de seleção: Marcia Regina Rao, Mateus Lachovski, Priscila Alves dos Anjos e Walkyria Maia Novais, na Comissão de Aceite, além de Emanuele Campos Miranda, Fátima Aparecida Vieira Techy e Rafael Francis Leite, como membros do júri interno. O júri externo foi formado por:
• Fotógrafo Daniel Castellano - Fotógrafo com 15 anos de experiência na cobertura do cotidiano da capital paranaense e de viagens. Atualmente, integra a equipe da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba na cobertura de eventos, fotografia documental e institucional, além de se dedicar a projetos fotográficos autorais.
• Professora Ana Melech - Jornalista, mestre em Gestão da Qualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora pelo Programa Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCOM). Como jornalista, atuou como editora e repórter fotográfico em jornais do interior do estado do Paraná, repórter em jornal diário em Curitiba e assessoria de imprensa e reportagens fotográficas em sindicatos, organizações não-governamentais e Assessoria Corporativa. É professora nos cursos de fotografia, jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas, nas universidades Tuiuti e Federal do Paraná. Atua também como pesquisadora e orientadora de projetos de iniciação científica.
• Professor Fábio Muniz - Coordenador do curso de pós-graduação em Produção e Mercado Audiovisual da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também leciona fotografia. É coordenador do curso superior em Tecnologia em Fotografia do Centro Tecnológico Positivo e também professor no mesmo curso. Formado em Jornalismo, atua como fotógrafo freelance e tem 15 anos de experiência acadêmica.
• Fotógrafa Evary Leal - Formada em Publicidade e Propaganda e mestre em Comunicação e Linguagens, Evary é professora universitária desde 2000, atualmente trabalhando para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ela também atua na área da fotografia, em paralelo à carreira acadêmica, tendo fotografado para grandes clientes como Positivo, Docol e O Boticário. É idealizadora do método “Potencializar a Potência”, que desenvolve soft skills, assunto do seu canal no Youtube e no Instagram.
Em razão da pandemia de Covid-19, esta exposição está disponível apenas virtualmente.